COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UM COMÉRCIO LUCRATIVO

10 de março de 2020

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER UM COMÉRCIO LUCRATIVO

Ter um negócio próprio, deixar de ter patrão, aumentar ganhos, trabalhar com o que se gosta, são sonhos que passaram na cabeça do empreendedor quando abriu sua empresa. Porém, este é um caminho que pode se transformar num pesadelo se não for percorrido com cautela, conhecimento e planejamento estratégico. Principalmente em épocas de crise econômica.

O segredo para administrar um comércio de maneira a garantir a lucratividade, é buscar soluções que facilitem a gestão, agilizem operações e mantenham a equipe motivada, sem deixar de lado a capacitação constante. Além disto, ficar de olho nas voltas que o mundo dá e nas novidades e tendências do mercado, são também ações fundamentais de um gestor de sucesso.

Para isto tudo ser colocado em prática, vamos traçar um mapa de conhecimentos que, se devidamente obtidos e aplicados, vão garantir o crescimento de seu negócio:

GESTAO DE ESTOQUE

1) Gestão do estoque: Ter o controle de saldos de produtos, gerir a localização de cada item, realizar cadastros eficazes que facilitem as operações, manter processos claros e ágeis de logística, fazem parte dos objetivos a serem conquistados na gestão do estoque. Outro ponto de extrema importância é a gestão de custos, que está intrinsecamente ligada a gestão de compras e a gestão fiscal.

GESTAO DE COMPRAS

2) Gestão das compras: Saber o que comprar, quando comprar, de quem comprar e a quantidade correta a ser comprada são desafios diários de qualquer comércio. Procurar por fornecedores que agreguem valor através de preços competitivos, que cumpram prazos de entrega, acordos comerciais e a legislação fiscal, e principalmente que ofereçam condições comerciais interessantes, devem fazer parte das preocupações do gestor de compras.

GESTAO DE VENDAS

3) Gestão das vendas: Para gerir bem as vendas, os principais desafios são: conhecer os hábitos dos clientes, pulverizando-os, fortalecer o relacionamento, conhecer as principais necessidades para oferecer produtos que solucionem suas dores, ofertar condições comerciais facilitadoras e agilidade no atendimento. O departamento de vendas deve estar sempre em comunicação com compras, pois as vendas devem direcionar as compras, não a intuição de alguém.

GESTAO FINANCEIRO

4) Gestão do financeiro: Aqui mora o coração da gestão. Os conhecimentos e práticas envolvidas mais importantes são: analisar e garantir um fluxo de caixa saudável, informar ao departamento de compras quais prazos, vencimentos e condições a empresa tem a capacidade de cumprir, levantar uma demonstração de resultados mensal para a administração, realizar cobranças, manter a conciliação bancária em dia, negociar pagamentos e taxas de juros, buscando soluções que fortaleçam o caixa da empresa.

5) Gestão fiscal: foi-se o tempo que a área fiscal podia ser administrada externamente, por uma contabilidade. Atualmente, com a escrituração digital, a empresa é responsável pelas informações enviadas, e precisa participar ativamente deste processo, com responsabilidade e maturidade. A má gestão fiscal é, muitas vezes, a razão do fechamento de muitas empresas. Saber quais impostos incidem sobre cada item, e gerenciar a legislação fiscal pertinente ao seu segmento, realizando cadastros e lançamentos corretos, podem fazer a diferença entre a continuidade e o encerramento das atividades.

6) Automação comercial: O mercado atual, além de estar atravessando uma grave e longa crise financeira, além de tudo, está mais competitivo. As empresas, em busca de alavancar vendas, investem cada vez mais em tecnologia e conhecimento, de maneira a economizar tempo e ganhar mais dinheiro. É com este tipo de empresas que você está competindo, e para não ficar para trás, precisa correr atrás do mesmo tipo de soluções que elas, no mínimo. Utilizar-se de ferramentas que facilitem as outras gestões mencionadas anteriormente,e que padronizem e agilizem processos, reduzindo erros e melhorando a eficiência, são ações a serem tomadas, mantidas e melhoradas constantemente. Se você deseja saber mais sobre a importância da automação fiscal para seu negócio, clique aqui.

7) Ferramentas de marketing: A importância de estar sempre presente na mente de seu público-alvo não é novidade para ninguém. O marketing evoluiu, conquistou novos espaços e tecnologias, barateou, popularizou, e hoje pode ser praticado de maneira mais direta. Acompanhar as mudanças no setor e direcionar as ações com sabedoria e inteligência, são desafios comuns para quem está na gestão de negócios de um comércio moderno.

Pode parecer difícil, mas você pode encarar apenas como desafiador…  É tudo uma questão de ponto de vista.

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