Ter um negócio próprio, deixar de ter patrão, aumentar ganhos, trabalhar com o que se gosta, são sonhos que passaram na cabeça do empreendedor quando abriu sua empresa. Porém, este é um caminho que pode se transformar num pesadelo se não for percorrido com cautela, conhecimento e planejamento estratégico. Principalmente em épocas de crise econômica.
O segredo para administrar um comércio de maneira a garantir a lucratividade, é buscar soluções que facilitem a gestão, agilizem operações e mantenham a equipe motivada, sem deixar de lado a capacitação constante. Além disto, ficar de olho nas voltas que o mundo dá e nas novidades e tendências do mercado, são também ações fundamentais de um gestor de sucesso.
Para isto tudo ser colocado em prática, vamos traçar um mapa de conhecimentos que, se devidamente obtidos e aplicados, vão garantir o crescimento de seu negócio:
1) Gestão do estoque: Ter o controle de saldos de produtos, gerir a localização de cada item, realizar cadastros eficazes que facilitem as operações, manter processos claros e ágeis de logística, fazem parte dos objetivos a serem conquistados na gestão do estoque. Outro ponto de extrema importância é a gestão de custos, que está intrinsecamente ligada a gestão de compras e a gestão fiscal.
2) Gestão das compras: Saber o que comprar, quando comprar, de quem comprar e a quantidade correta a ser comprada são desafios diários de qualquer comércio. Procurar por fornecedores que agreguem valor através de preços competitivos, que cumpram prazos de entrega, acordos comerciais e a legislação fiscal, e principalmente que ofereçam condições comerciais interessantes, devem fazer parte das preocupações do gestor de compras.
3) Gestão das vendas: Para gerir bem as vendas, os principais desafios são: conhecer os hábitos dos clientes, pulverizando-os, fortalecer o relacionamento, conhecer as principais necessidades para oferecer produtos que solucionem suas dores, ofertar condições comerciais facilitadoras e agilidade no atendimento. O departamento de vendas deve estar sempre em comunicação com compras, pois as vendas devem direcionar as compras, não a intuição de alguém.
4) Gestão do financeiro: Aqui mora o coração da gestão. Os conhecimentos e práticas envolvidas mais importantes são: analisar e garantir um fluxo de caixa saudável, informar ao departamento de compras quais prazos, vencimentos e condições a empresa tem a capacidade de cumprir, levantar uma demonstração de resultados mensal para a administração, realizar cobranças, manter a conciliação bancária em dia, negociar pagamentos e taxas de juros, buscando soluções que fortaleçam o caixa da empresa.
5) Gestão fiscal: foi-se o tempo que a área fiscal podia ser administrada externamente, por uma contabilidade. Atualmente, com a escrituração digital, a empresa é responsável pelas informações enviadas, e precisa participar ativamente deste processo, com responsabilidade e maturidade. A má gestão fiscal é, muitas vezes, a razão do fechamento de muitas empresas. Saber quais impostos incidem sobre cada item, e gerenciar a legislação fiscal pertinente ao seu segmento, realizando cadastros e lançamentos corretos, podem fazer a diferença entre a continuidade e o encerramento das atividades.
6) Automação comercial: O mercado atual, além de estar atravessando uma grave e longa crise financeira, além de tudo, está mais competitivo. As empresas, em busca de alavancar vendas, investem cada vez mais em tecnologia e conhecimento, de maneira a economizar tempo e ganhar mais dinheiro. É com este tipo de empresas que você está competindo, e para não ficar para trás, precisa correr atrás do mesmo tipo de soluções que elas, no mínimo. Utilizar-se de ferramentas que facilitem as outras gestões mencionadas anteriormente,e que padronizem e agilizem processos, reduzindo erros e melhorando a eficiência, são ações a serem tomadas, mantidas e melhoradas constantemente. Se você deseja saber mais sobre a importância da automação fiscal para seu negócio, clique aqui.
7) Ferramentas de marketing: A importância de estar sempre presente na mente de seu público-alvo não é novidade para ninguém. O marketing evoluiu, conquistou novos espaços e tecnologias, barateou, popularizou, e hoje pode ser praticado de maneira mais direta. Acompanhar as mudanças no setor e direcionar as ações com sabedoria e inteligência, são desafios comuns para quem está na gestão de negócios de um comércio moderno.
Pode parecer difícil, mas você pode encarar apenas como desafiador… É tudo uma questão de ponto de vista.